quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vida de Jobs

Com a morte de Steve Jobs na última terça-feira, muitos fãs prestaram suas homenagens a ele, do jeito que podiam. Além de fãs, muitos jornais mostraram histórias da vida de Jobs, grande parte das pessoas que ouviram falar de Jobs, não conhecem realmente o que ele fez para chegar aonde chegou. Então eu irei publicar, um resumo da vida de Jobs, publicado hoje no Jornal Correio Braziliense.


SUA VIDA: ANTES E DEPOIS DE JOBS 

"Steve Jobs e seu xará Wozniak trabalhavam em uma garagem naquilo que, acreditavam, seria imprescindível à humanidade em algum momento desta vida: o computador pessoal. A Apple Computers, hoje apenas Apple, bem como todos os produtos que dali surgiram, é fruto dessa ideia fixa. Em cena reproduzida no filme Pirates of Silicon Valley, de 1999, Wozniak busca a IBM para apresentar o tal computador pessoal no início dos anos 1980. É recebido com ironia e desprezo e mandado para casa. Ou, naquele caso, para a garagem da Apple Computers.

Diz a lenda – e o filme – que é dessa rejeição que nasce, ou acorda, a personalidade obsessiva de Steve Jobs. E, claro, a inspiração e a obstinação para criar produtos geniais. Verdade ou não, a partir dali, ele e sua turma dificilmente erraram. Do Macintosh de 1984, que, além de ser o primeiro computador pessoal integrado, trazia um sistema operacional revolucionário (copiado pela Microsoft quase 10 anos depois), até o iPad, no ano passado, são poucos os momentos de deslize da Apple.

Com a marca registrada do design clean – tão clean que ele chegou a criar um iPod sem nenhum botão -, mas insistentemente voltado para simplificar a vida do usuário, os produtos venceram, convenceram e venderam, o que é mais importante do ponto de vista empresarial. Os computadores Powerbook e iMac reimaginaram a computação pessoal, afinal a Apple foi a primeira empresa a se desfazer da entrada para o velho disquete.

Mas foi há quase 10 anos – o aparelho faz aniversário em duas semanas – que o mago da tecnologia deste século tirou da cartola aquilo que revolucionaria a vida como ela é. Em 23 de outubro de 2001, em um auditório alugado próximo ao câmpus de Cupertino (sede da Apple até hoje), Jobs mostrou a um público restrito, e não muito entusiasmado, uma caixinha branca com 5GB de capacidade de armazenamento, que celebrava a possibilidade de carregar “1.000 músicas em seu bolso”: o iPod.

Inimaginável

Difícil saber se Steve Jobs poderia prever o que aquele aparelho representava. É improvável. Mesmo ele sendo Jobs. Uma década depois, ninguém tem dúvida de que o iPod, associado à loja virtual de venda de músicas, a iTunes Store, mudou a indústria fonográfica para sempre. Os CDs passaram a sumir das lojas e as lojas fecharam suas portas, e a portabilidade do tocador de músicas eliminou, aos poucos, a existência dos CD players.

Mais que isso, o iPod evoluiu. Para uma, duas, diversas versões. Em tamanho diminuto, virou shuffle, teve o preço reduzido e conquistou a meninada. Sua edição míni – e multicolorida – encontrou espaço nas bolsas femininas e, de repente, todos precisavam de um brinquedo daqueles. Na mais genial de suas cartadas, Jobs fez o iPod compatível com o Windows, e não apenas com o sistema operacional da Apple, o que universalizou o aparelho. Resultado: mais de 300 milhões de unidades vendidas.

O iPhone, apresentado ao mercado em 2007, unia os recursos do iPod à telefonia celular. A interface de uso, extremamente amigável, cativou quem não conseguia mexer com, ou entender, os smartphones da época. Com ele, a iTunes Store deu um salto: passou a vender aplicativos, além de músicas, filmes e séries de tevê. E explodiu. Já são mais de 100 bilhões de músicas e 7 bilhões de aplicativos baixados.

Na última terça-feira, o iPhone 4S, a mais recente versão do aparelho, ganhou vida, o que causou uma certa frustração, mas como na Apple de Jobs havia mesmo uma certa magia em tudo, o 4S vai passar de menosprezado a histórico: é o último dos aparelhos brilhantes da Apple com Steve Jobs ainda vivo."   
[Autor] Alexandre Botão 


Veja o que os líderes da tecnologia de hoje, falaram de Jobs.



“O mundo raramente vê alguém que causou o profundo impacto que Steve provocou, os efeitos que serão sentidos nas próximas gerações” Bill Gates, fundador da Microsoft 


  
“A principal contribuição foi não permitir que a Apple fizesse produtos apenas razoáveis, nem mesmo bons: ele só aceitava os excelentes” Steve Wozniak, cofundador da Apple 



“Steve, obrigado por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que as coisas que criamos podem mudar o mundo. Sentirei sua falta” Mark Zuckerberg, criador do Facebook




 “De uma forma estranha (Steve Jobs) sabia incendiar a imaginação e os desejos do público em geral, não apenas os fãs de tecnologia” Vint Cerf, cofundador da internet



“Hoje o mundo perde um líder visionário, a indústria de tecnologia perde uma lenda icônica e eu perco um amigo” Michael Dell, fundador da Dell.

  
 
 Espero que agora, você conheça um pouco mais da história de Jobs.

Comente!!!! 

3 comentários:

  1. Very Nice Post, I learned a lot through it. Thanks for posting.
    Paybackdollar have 12569 offers from 6122 stores. Start saving now....
    if you are interested so click on the given link
    promo code

    ResponderExcluir
  2. Thanks for sharing this amazing article, it is very informative post good work keep it up.
    barneys promo code

    ResponderExcluir
  3. This post was extremely interesting, particularly because I was looking for thoughts on this topic YESTERDAY MORNING..JAILBREAK


    Logo Design

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...